sexta-feira, 24 de maio de 2019

III Ciclo de Estudos da Dramaturgia Contemporânea



Em 2016, reuniram-se representantes de coletivos teatrais do ABC paulista para a formação de um Fórum. A pouca oferta de cursos aliada à relativa proximidade da capital, faz com que muites artistas locais tomem o rumo de São Paulo em busca de aperfeiçoamento. Por isso nosso especial interesse em promover ciclos de estudo, encontros e bate-papos na região. Entre outras deliberações do Fórum, ficou decidido que periodicamente haveria partilhas de saberes a serem conduzidas pelos próprios filiados em espaços teatrais da comunidade. 

No ano seguinte teve lugar no espaço da Escola Livre de Teatro de Santo André, o II Ciclo de Estudos da Dramaturgia Contemporânea, tendo como foco peças brasileiras. Em 2018, na sede da Cia do Nó de Teatro na mesma cidade, foi a vez do Ateliê de Transcriação Teatral e em 2019, outra vez na Cia do Nó e com produção executiva do NED – Núcleo de Experimentos em Dramaturgia – , ocorreu o III Ciclo de Estudos, cujo recorte foram os solos teatrais brasileiros. 

O projeto, seus antecedentes e objetivos, podem ser acessados nesse link. Deixo para esta postagem um registro dos encontros.




Parte do grupo durante a discussão do primeiro módulo:
biografia, autobiografia, subjetividades - solos e autoescrita performativa.
Foram estudados "Conversas com meu pai", de Janaína Leite e Alexandre Dal Farra;
"Tripas", de Pedro Kosovski e "Sonhos para vestir", de Sara Antunes,
além de textos teóricos e materiais paralelos.



No segundo módulo foram analisados solos criados a partir da literatura:
obras literárias, escritoras e escritores como base de criação.
Foram analisados  "Oe", interpretado por Eduardo Okamoto, "Alice - retrato de mulher que cozinha ao fundo", escrito pela andreense Marina Corazza e
 "Negrinha", de Sara Antunes.









(Foto: Claudia Jordão)
O terceiro módulo 
abordou solos e pesquisa :
motivações estéticas, sociais, históricas, entre outros disparadores
de pesquisa e criação.
Foram estudados "BR-Trans" de Silvero Pereira, "Eldorado", de Eduardo Okamoto e "Peixes", de Ana Régis

















No quarto e último módulo tratamos de solos e performance:
o corpo, a voz, o espaço, a relação com o público, a performatividade como elementos determinantes da criação
Na ocasião, analisamos "Farinha com açúcar - ou sobre a sustança de meninos e homens", idealizado, dirigido e interpretado por Jé Oliveira, que esteve presente
na discussão.



O quinto e último encontro foi dedicado á avaliação geral
do III Ciclo e ao compartilhamento de projetos.
Em cena a atriz Cristiane Layher Takeda
faz leitura de texto de William Costa Lima.




























Agradeço à equipe do NED e à Cia do Nó pela viabilização do Ciclo, a todes artistas que gentilmente cederam as peças, os vídeos e materiais paralelos, bem como ao diretor-dramaturgo-ator Jé Oliveira pela presença no encontro de encerramento. Obrigada a todes participantes que confiaram na proposta e “se jogaram” no estudo dos solos de modo tão vertical. 
Até o próximo!

Celebração da presença do mauaense Jé Oliveira


Adélia Nicolete