Breve histórico
Em 2010, por ocasião de meu processo de doutoramento, surgiu a necessidade de um mergulho na dramaturgia contemporânea. Um estudo aprofundado que, se feito de modo solitário, seria enfadonho e resultaria limitado. Por que não formar um grupo e compartilhar saberes e descobertas? Assim foi proposto o I Ciclo de Estudos de Dramaturgia Contemporânea, realizado em espaço cedido pela FAINC (Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, de Santo Andrá), com amigues e ex-alunes do curso superior e de oficinas de teatro. Durante dez encontros, abordamos o período entre o Teatro do Absurdo e os anos 1990, com foco na dramaturgia internacional - tinha-se como ponto pacífico a inexistência de uma dramaturgia nacional para além da forma dramática... Analisamos peças teatrais, comparamos autores e suas biobibliografias, debatemos e fizemos exercícios criativos em escrita. Boa parte do trabalho (que deixou saudade, mas não deixou fotos) está registrado no blog papelferepedra.
Tese defendida, sete anos depois o panorama era bem outro: tínhamos efetivado uma dramaturgia contemporânea em terra brasilis, ponto pacífico! Chegara o momento do II Ciclo de Estudos, realizado em espaço cedido pela ELT (Escola Livre de Teatro de Santo André): seis peças analisadas, processos criativos e espetáculos estudados, bem como textos paralelos - e nenhuma foto! O chamado feito pelas redes sociais atraiu interessades em sua maioria desconhecides entre si, todes ex-alunes, porém.
Em 2018 fui convidada a conduzir um Ateliê de Dramaturgia em São José dos Campos e o formato escolhido para os exercícios criativos foi o solo teatral. Do processo, finalizado com a leitura cênica de um texto solo, brotou o desejo de aprofundar a pesquisa de modo compartilhado, ou seja, por meio de um III Ciclo de Estudos de Dramaturgia Contemporânea. Mas dessa vez, os planos seriam um pouco diferentes.
Nova edição
O
formato solo tem se mostrado cada vez mais presente na cena brasileira. Longe
de ser uma simples tendência, o volume de produções é decorrente de um conjunto
de fatores, sejam eles econômicos, estéticos, históricos, técnicos e/ou
políticos. Trabalhos autorais em sua maioria, partem muitas vezes dos desejos
pessoais de seus criadores e criadoras – pulsões autobiográficas, interesses de
pesquisa, questões éticas, revisões históricas e assim por diante – e podem ser
desenvolvidos de modo radicalmente solitário ou contar com o apoio de outres
artífices. Seja como for, revelam-se uma oportunidade para o exercício de
múltiplas funções e para o domínio do fazer teatral como um todo, prestando-se
à comunicação direta com o público e, em certos casos, ao atendimento de
urgências, desassistidas pelas grandes produções.
Com a finalidade de estudar alguns solos teatrais nacionais, seus processos criativos, os espetáculos resultantes, materiais de apoio e, para além disso, com o objetivo de fomentar a criação de trabalhos nesse formato, contamos esse ano com a parceria do NED-ABC (Núcleo de Experimentos em Dramaturgia) e da Cia do Nó de Teatro, de Santo André. Núcleo de Experimentos em Dramaturgia. Tal associação visa a ampliar o público participante, ocupar a sede da companhia e dar-lhe visibilidade, bem como ao Núcleo de Experimentos. Dessa forma, uma iniciativa antes individual e isolada, ganha contornos de ação coletiva e perspectivas de continuidade.
A
dinâmica dos encontros será colaborativa e para que os estudos se efetivem com
excelência, cada participante compromete-se com a análise dos textos e vídeos
propostos, com a discussão em sala, bem como com a exposição de temas que tomar
sob sua responsabilidade.
Ao
final, pretende-se que o grupo possa estabelecer um pacto de continuidade do
processo a fim de constituir um coletivo que acompanhe as criações de solos
decorrentes do Ciclo.
Programa
Longe de esgotar o tema e abarcar um grande número de produções, decidimos delimitar os trabalhos por áreas. Centralizaremos a discussão em um projeto e tomaremos os demais de cada área como referência para a discussão. Pretende-se que os materiais disponibilizados e as reflexões promovidas em sala poderão, de acordo com cada participante, basear o estudo de outros casos e a criação de novos projetos.
Encontro
1: Apresentação do projeto, da condutora e des participantes. Levantamento de
referências pessoais com relação ao tema e de desejos criativos com relação ao
formato.
Sistemática de trabalho. Atribuição de pesquisas. Distribuição de
material. Cronograma.
Introdução ao tema. Primeiras reflexões.
Encontro
2: Biografia, autobiografia, subjetividades – solos e autoescrita performativa
Encontro
3: Solos e literatura – obras literárias, escritoras e escritores como base de
criação
Encontro
4: Solos e pesquisa – motivações estéticas, sociais, históricas, entre outros disparadores
de pesquisa e de criação
Encontro
5: Solos e performance – o corpo, a voz, o espaço, a relação com o público, a
performatividade como um dos elementos criativos fundamentais. Conclusão do
Ciclo e perspectivas futuras.
Serviço
Público
alvo: atuantes ou interessades em dramaturgia, direção, interpretação, crítica
e pesquisa teatral. As participantes que tiverem filhos e precisarem trazê-los,
poderão se inscrever e estabelecer redes de cuidados durante os encontros
Dias:
segundas-feiras 18 e 25 de fevereiro, 11, 18 e 25 de março
Horário:
das 14h às 17h
Prazo
de inscrição: até 11 de fevereiro
Local:
Cia do Nó de Teatro - Rua Regente Feijó, 359a - Vila
Assunção - Santo André - tel.: 4436-7789
Inscrições: consulte este link.
Outras informações e inscrições: nedramaturgia@gmail.com
Adélia Nicolete
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