quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A Reforma do Teatro - I


O Teatro Conchita de Moraes, localizado no bairro de Santa Terezinha, é praticamente um símbolo da cidade, em especial para os artistas amadores. Tanto é, que foi o local escolhido para a instalação da Escola Livre de Teatro de Santo André.





Em 1996, a Prefeitura Municipal resolveu reformar o espaço e lá fui eu, com minha Yashica em punho, acompanhar algumas etapas do processo. Minha intenção era levantar material e elaborar o projeto de um livro, que teria fotos profissionais, feitas pelo andreense Leonardo Colosso. O projeto não aconteceu, barrado logo de cara pelo Diretor de Cultura, que nos recebeu de forma arrogante e grosseira - apenas um dos sintomas de uma gestão pífia com relação à cultura.

Diante da negativa e com outros planos pela frente, guardei as fotos e me esqueci delas. Somente no dia 25 de setembro passado, exatamente 20 anos depois das primeiras fotos, numa coincidência incrível, recuperei os dois álbuns em meus guardados. 





Com o entusiasmo daquela fase, tratei de escanear o material, trabalhá-lo digitalmente apenas para reavivar as cores e assiná-lo, em respeito à jovem memorialista que se dispôs a registrá-lo.

Disponibilizo agora no blog em duas etapas, pois o segundo álbum é de 1997, com a reforma bastante adiantada. Não coloquei legenda, pois as imagens falam por si mesmas.






























































Abaixo a câmera Yashica, responsável pelo registro. Companheira de muitas viagens, ainda a conservo comigo.



Os dois álbuns de fotos serão doados ao Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.






(Veja as imagens ampliadas dando um clic sobre cada uma delas)


Adélia Nicolete