sexta-feira, 24 de julho de 2015

Dia: Beacon - John Chamberlain - I




John Chamberlain "Daddy in the dark" - 1988
(Foto: Adélia Nicolete)




























Na postagem anterior, demos início a um relato sobre o Dia: Beacon, no Estado de Nova York. A partir de agora, comentaremos alguns dos artistas de sua coleção. O primeiro deles é o escultor John Chamberlain (1927 – 2011), que ocupa uma das maiores áreas do museu.

Chamberlain nasceu em Rochester, Indiana. No início dos anos 1950 estudou no Instituto de Arte de Chicago e, na mesma década, estudou e lecionou escultura no Black Mountain College, na Carolina do Norte. 


John Chamberlain "Daddy in the dark" (detalhe)  - 1988
(Foto: Adélia Nicolete)



















John Chamberlain "Daddy in the dark" (detalhe)  - 1988
(Foto: Adélia Nicolete)


















Sua primeira escultura utilizando sucata de carros, Shortstop, foi criada em 1957, um ano após a mudança para Nova York, onde desenvolveu seu trabalho artístico até os anos 1980, quando mudou-se para a Flórida, em busca de mais espaço para suas criações monumentais.

Não por acaso o artista escolheu despojos automobilísticos como matéria prima. Quando iniciou a carreira, os Estados Unidos eram responsáveis pela maior parte da produção de veículos, tendo a cidade de Detroit o título de capital mundial do automóvel - desbancada décadas depois graças à concorrência japonesa. Tratar artisticamente os descartes da sociedade industrial passou a ser a principal pesquisa de Chamberlain.


John Chamberlain - "Voyage en douce" - 1980-81
(Foto: Adélia Nicolete)



John Chamberlain - "Voyage en douce" (outro ângulo) - 1980-81
(Foto: Adélia Nicolete)






















John Chamberlain - "Voyage en douce" (outro ângulo) - 1980-81
(Foto: Adélia Nicolete)























Chamberlain realizou, já em 1960, a primeira grande exposição individual. A primeira retrospectiva veio dez anos depois, no Museu Guggenheim, e foi repetida em 2012.

As obras expostas no Dia: Beacon foram criadas a partir de várias formas de intervenção em placas metálicas de automóveis e outros veículos. Em muitas delas, o artista conserva a cor original e trabalha corte, fixação, torção, amassadura, trituração, cravação, etc. Em outras, aplica tintura, grafite, relevos, desbaste.

Na obra Daddy in the dark, figurada no início da postagem, seu objetivo foi operar de tal forma no material, tornando a escultura tão orgânica quanto possível, a fim de que não se percebesse sua origem. Em Voyage en douce, por outro lado, como na maioria dos trabalhos, sua intenção foi manter as características da peça descartada, de modo que pudesse ser identificada pelo público: a lateral de um táxi ou de uma viatura policial, a traseira de uma ambulância, o chassi ou o capô de um modelo específico e assim por diante.


John Chamberlain - "Norma Jean Risen" - 1967-84
(Foto: Adélia Nicolete)



























John Chamberlain - "Norma Jean Risen" (detalhe) - 1967-84
(Foto: Adélia Nicolete)


John Chamberlain - "Norma Jean Risen" (outro ângulo) - 1967-84
(Foto: Adélia Nicolete)























Ao dar título a suas esculturas, John Chamberlain recorre, muitas vezes, à poesia – uma de suas paixões e inspirações.  Pode não haver relação direta entre a peça e o título, ou seja, ele não é referencial ou descritivo, tanto que muitos  deles foram escolhidos por sorteio, por livre associação, como o da peça abaixo - "Luftschloss": "Castelos no ar".


John Chamberlain - "Luftschloss" - 1979
(Foto: Adélia Nicolete)


John Chamberlain - "Luftschloss" (detalhe) - 1979
(Foto: Adélia Nicolete)






















John Chamberlain - "Luftschloss" (detalhe) - 1979
(Foto: Adélia Nicolete)



Visão geral de parte do espaço dedicado a John Chamberlain no museu Dia: Beacon
(Foto: Adélia Nicolete)



Há dez esculturas de John Chamberlain em Dia: Beacon. Na próxima postagem publicaremos as restantes - clique em cada imagem para vê-las ampliadas.

Maiores detalhes sobre a trajetória do artista podem ser encontrados no site do museu, mencionado na postagem anterior.


Adélia Nicolete


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