segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Consultoria dramatúrgica - Parte I - Contexto


Paulo Azevedo, Samira Ávila e Martielo Toledo
parte da equipe de criação de "Heróis - uma pausa para David"
Produção: SUA Companhia - BH-SP
Consultoria dramatúrgica: Adélia Nicolete



Até bem pouco tempo, a autoria individual de um texto dramático garantia, de certo modo, o “controle” de todo o processo de escrita – ao menos até o momento em que a peça era “montada”, com vistas à cena. Ao dramaturgo cabia criar um organismo em que as partes tivessem correspondência, em que as funções fossem plenamente justificáveis, que funcionasse, enfim, de maneira autônoma (como literatura dramática) e exequível por outrem. Daí o suposto “controle”, por parte do escritor, de todos os aspectos envolvidos, desde a idéia original até o ponto final. Controle de temas, premissas, personagens, ações e assim por diante, em busca da referida organicidade.

Atualmente, esse autor divide espaço com outros tipos de criadores e pode, ele mesmo, desenvolver textos autorais e em colaboração. No caso desse último tipo de processo, o termo “montagem de uma peça” passa a ser inadequado, pois a dramaturgia do texto verbal é criada pari passu às demais. O teatro contemporâneo – aquele que desvia com maior ou menor intensidade da forma dramática convencional – considera a dramaturgia de maneira mais ampla que a criação do texto a ser enunciado pelos atores. Assim, há textos da luz, do cenário ou da trilha sonora, por exemplo, a serem lidos e decodificados pelo público, a dialogar também com os demais textos envolvidos na criação do espetáculo.


Dito de outro modo, o “controle” do escritor que, no mais das vezes, colocava o texto no centro do processo teatral, tem de ser dividido com toda a equipe. Em decorrência disso, o organismo perfeito do drama cede lugar a uma criatura feita de elementos de origens e formas diversas que pode, sim, ser lida/interpretada como um todo, mas sem que se perca de vista sua composição a partir da junção de fragmentos. Em suma, a dramaturgia, antes relacionada ao texto verbal, no teatro contemporâneo passa a referir-se também à totalidade da cena, pois assumida como tessitura de ações as mais diversas, inclusive as que se referem ao espectador . É justamente nesse contexto que surge a figura do consultor de dramaturgia, da qual trataremos na próxima postagem.

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