sábado, 4 de novembro de 2017

Relicário: "Hamletmachine" - 1987


Relicário


Inauguro hoje uma seção no blog: Relicário – lugar de se guardar relíquias.

E quais são as relíquias de uma pesquisadora? Papel. No meu caso, pelo menos, são livros e muitos, muitos recortes de jornais e revistas, programas de teatro e cinema colecionados ao longo dos anos 1980 e 1990, principalmente. São centenas de recortes a ocupar um armário de aço, daqueles com quatro gavetas e pastas suspensas, e a dividir espaço com materiais de aula e, claro, com os ácaros. Milhões de ácaros.

Daí que surgiu a ideia de digitalizar a coleção e, aos poucos, disponibilizá-la na rede: um jeito de facilitar o acesso e de compartilhar esse tesouro com outres pesquisadores.

Aviso que vai ser bem aleatório! Ao sabor do gosto pessoal, do garimpo, do que for suscitado pelo tempo presente.

***

Para dar início à série, decidi por uma crítica de Edélcio Mostaço ao espetáculo “Hamletmachine”(1987). Texto de Heiner Müller, direção de Márcio Aurélio, interpretação de Marilena Ansaldi.


Crítica publicada no Caderno Ilustrada
Folha de S. Paulo - circa 1987

Para ampliar, basta clicar sobre a imagem

Segundo Mostaço, Heiner Müller estava no Brasil na ocasião, trazido pelo Instituto Göethe e “estranhou a performance solo, mas ficou entusiasmado com os resultados alcançados por Marilena e a encenação de Márcio Aurélio – que, de fato, eram excelentes.”

Assisti à encenação no Teatro Igreja, há tempos desativado, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Na mesma época, a editora Hucitec lançara a coletânea de quatro peças do autor - Teatro de Heiner Müller - , ainda inédito entre nós. Ao que parece, o livro teve apenas uma edição.






Em caso de interesse, sugiro a leitura da postagem sobre BR-Trans, em que traço um paralelo entre a proposta de encenação e a performance de Silvero Pereira e o espetáculo "Hamletmachine".


Adélia Nicolete




Nenhum comentário:

Postar um comentário