segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

"No palco com Lélia Abramo" - Consultoria Dramatúrgica


Cartaz do espetáculo

"No palco com Lélia Abramo" estreou! Um solo teatral concebido e interpretado por Andréia Barros e digirido por Antonio Januzelli de tanto me orgulho participar como consultora de damaturgia! 

Parece que foi ontem que Andréia comentava estar às voltas com Lélia Abramo para um solo orientado pelo Janô, as paredes da copa forradas de cartolina com elementos da dramaturgia. Já naquele momento me interessei pelo trabalho. Andréia me mandou uma primeira versão do texto para ler, eu teci alguns comentários. Isso foi em 2015! E de repente aqui estamos nós com o esptáculo vivo e pulsante, com um livreto tão bem elaborado pelo professor Rodrigo Morais Leite a compartilhar processo e aporte teórico com o público.



Andréia Barros em "No palco com Lélia Abramo"
(Foto: divulgação)


Parece que passou muito rápido, mas a gente sabe que não foi bem assim. Sabemos o que aconteceu nesses cinco anos – e eu falo tanto do ponto de vista processual do trabalho, quanto da história desse país. Não foi fácil e não passou depressa. Ao contrário, muitas vezes achamos que não conseguiríamos chegar inteires até esse momento. Por isso é muito bom fazer este registro.

Quando Andréia e Janô escolheram Lélia cinco anos atrás, não faziam ideia do quanto seria importante trazê-la de volta para a cena hoje. Do quanto fazer teatro se mostraria verdadeiramente um ato político. Coragem, constância, perseverança, um ato de resiliência, de re-existência cotidiana – tal como o exemplo que nos foi deixado por Lélia Abramo.




Andréia Barros, Antonio Januzelli, Claudio Mendel e eu
em uma manhã de ensaios no estúdio de Janô

Ingressei oficialmente no projeto bem na reta final como consultora de dramaturgia. Em linhas bastante gerais, a função de uma consultora ou assessora dramatúrgica é trazer um olhar especializado e, mais que tudo, um olhar de fora do processo. A partir desse olhar e do exame do material e do caminho percorrido, faz-se uma análise, um estudo e, por fim, uma ou várias sugestões de caminhos para o trabalho. As decisões são tomadas pelo coletivo com base nos objetivos da proposta e na experimentação.

Meu olhar como consultora deu-se sobre várias instâncias: a Companhia Teatro da Cidade, o projeto em si, o pré-texto e as cenas já desenvolvidas. Janô pediu que em vez de uma peça pronta, eu trouxesse a princípio o que ele chama de mapa-mundi – um planisfério da ação, onde os elementos pudessem ser flexíveis, recambiáveis. 

Conheço cannovaccio ou roteiro de ações e gosto de ter uma visão pictórica das peças antes de escrevê-las. Um mapa-mundi dialogaria com tudo isso e lá eu pude, então, expor minha visão distanciada e ao mesmo tempo muito próxima. 

Apresentei um plano estrutural com passagens de tempo, fases da vida, pontos de virada, atmosferas, ritmo, etc. Tudo a partir dos objetivos da atriz e do diretor, do texto enunciado que criaram ao longo dos ensaios, da pesquisa biográfica, da cena, dos comentários e das experiências nos ensaios abertos. Nas imagens abaixo, uma ideia do que apresentei em três camadas superpostas:






Depois de aprovado o mapa-mundi, pude seguir com as sugestões para o texto e para a cena, na forma de uma peça escrita a ser constantemente revista e alterada.

Nesse sentido, a assessoria ou consultoria dramatúrgica implica em um exercício de desapego. Diferente de autoria, a consultoria está a serviço do diretor e da atriz, do projeto. Ela não dispensa a dramaturgia autoral, que pode ocorrer normalmente: pode haver consultoria dramatúrgica em trabalhos que contem com profissionais da dramaturgia. 

No caso de “No palco com Lélia Abramo”, Andréia e Janô exerceram a chamada “função dramaturgia” (sobre isso ver a postagem "O que é a dramaturgia" - fragmentos de Joseph Danan ). Exerceram também o dramaturgismo – a pesquisa que envolve a produção de uma obra teatral. Minha atuação deu-se no terreno da dramaturgia enquanto especialidade.

Em outras palavras, a partir do eixo temporal – a noite chuvosa que Andréia passou em casa de Lélia – sugeri uma nova estrutura que, inspirada pela atmosfera da chuva e do passar das horas, contemplasse a biografia de Lélia Abramo e, em alguns pontos, tangenciasse a da própria Andréia. Assim, temos um período inicial mais leve, no final da tarde, da infância e da juventude; uma fase da noite tempestuosa e da guerra vivida na Itália, e uma terceira, da madrugada e do estio, que corresponderia ao retorno ao Brasil e à atuação artística e política de Lélia. Os intervalos seriam marcados por música e alguns objetos e o início seria trabalhado com poética explícita, ou seja, abordaria o público em sua chegada e apresentaria o projeto, suas motivações e um pouco do espetáculo a ser visto.

Antonio Januzelli durante ensaio
(Foto: Adélia Nicolete)

Durante todo o tempo as propostas da dramaturgia foram atravessadas pela atriz e pelo diretor. Fiz o possível para valorizar e tornar confortável a atuação de Andréia Barros, para compreender e atender às propostas de Janô.


Janô e Andréia durante ensaio
(Foto: Adélia Nicolete)


Em dezembro, a Companhia lançou o livreto "No camarim com Lélia Abramo" em São José dos Campos durante um bate-papo com a atriz, o diretor, o crítico Valmir Santos e eu. Recomendo a leitura do trabalho minucioso do professor Rodrigo Morais Leite, que pode ser acessado nesse link.

Num momento como o que vivemos, quando a educação e a cultura são desmerecidos cada dia mais, projetos como esse tornam-se faróis. Estou feliz com a conclusão do processo e com a qualidade do trabalho. Aprendi muito mais do que contribuí. Obrigada, Andréia e Janô. Obrigada Cia Teatro da Cidade de São José dos Campos. Evoé Lélia Abramo!

Adélia Nicolete



2 comentários:

  1. Que lindo depoimento Adélia! ! Muito obrigada pela sua precisa contribuição nesse processo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, processo bom, né, querida? Que seja assistido por muitas e muitas pessoas! <3

      Excluir