domingo, 18 de dezembro de 2016

"Narradores de Javé" - Histórias de Minas




O premiado “Narradores de Javé”, dirigido por Eliane Caffé e roteirizado em parceria com Luís Alberto de Abreu, estreou em 2003. 

Em linhas gerais, narra-se no filme o esforço de uma comunidade que, ao receber a notícia de que Javé será inundada para a construção de uma hidrelétrica, decide registrar em livro a grande importância de sua história e, com isso, evitar a inundação. Para tanto, convocam o carteiro Pedro Biá e o orientam a entrevistar possíveis descendentes dos fundadores e estes, um a um, dão a sua versão dos fatos – todas diferentes. Embora as narrativas não evitem o desaparecimento da cidade, acabam por fortalecer no grupo o sentimento comum de pertença, de modo que partem para a criação, eles mesmos, de uma nova História.

Dentre as tantas pesquisas para sua realização, foi feita em 1998 uma viagem pelo interior de Minas Gerais da qual tive a oportunidade de participar. Uma equipe em busca de narradores. Na época cursava uma disciplina na pós-graduação em Artes Cênicas, na ECA-USP, sob orientação da professora Maria Lúcia Pupo, de modo que aliei a viagem à escrita de minha monografia: “Histórias de Minas - relatos de viagem”.

Passados quase vinte anos, localizei o material, já sem as respectivas fotografias, infelizmente. Considerei que seria útil compartilhá-lo, por isso digitalizei e agora disponibilizo para possíveis interessados nas fontes inspiradoras do filme, bem como acerca de narrativas orais. Um mestrado, um doutorado e muitos escritos depois, estranho a espontaneidade do texto, mas talvez resida aí um de seus valores. 


O filme:
Narradores de Javé

A monografia:
Histórias de Minas - relatos de viagem



Adélia Nicolete

Nenhum comentário:

Postar um comentário