O estímulo à criação dramatúrgica em Belo Horizonte foi
assumido pelo Galpão Cine Horto praticamente desde sua criação, há quinze anos.
A formação de um Núcleo de Dramaturgia deu-se em paralelo com a criação do
espetáculo Caixa Postal 1500, no
projeto Oficinão. Sob a coordenação de Luís Alberto de Abreu, o Núcleo reuniu mais
de uma dezena de dramaturgos interessados no desenvolvimento de uma escrita
textual em contato estreito com a cena. Dali em diante, a experiência foi
repetida diversas vezes, seja com vistas à criação de espetáculos do
Oficinão, seja de outras formas.
Atualmente, o panorama da dramaturgia na cidade tem se ampliado
e muito se deve às iniciativas pioneiras do Galpão. O teatro
belorizontino tem conquistado representatividade cada vez maior e grande
parte das produções contam com textos dramáticos desenvolvidos dentro do
próprio grupo, ou seja, os dramaturgos, em geral, estão vinculados a coletivos,
o que viabiliza ainda mais o aperfeiçoamento da escrita, seja ela textual ou cênica.
Em decorrência disso, novos projetos encarregam-se de fomentar a criação e a
divulgação de textos para teatro, ganhando espaço e público crescentes na
cidade.
Portanto, é significativo que, em 2014, o Cine Horto abra
as portas para sediar uma iniciativa criada fora dele, o Ateliê de Dramaturgia,
conduzido por Vinícius Souza e Assis Benevenuto. Significativo porque muitos
dos que fazem teatro e dramaturgia hoje em Belo Horizonte nasceram ou
desenvolveram-se artisticamente sob a égide do Galpão, e são eles que agora retornam,
propondo novos olhares e novas escutas.
Assis e Vinicius atuam como dramaturgos, entre outras
funções relacionadas ao teatro. Os Ateliês de Dramaturgia que têm promovido
tomam como principal referência o modelo francês e nosso diálogo começou
justamente por esse motivo: uma troca de experiências e de bibliografia acerca
do tema. Para minha pesquisa de doutorado arrisquei uma apropriação
antropofágica do material francês, ao propor uma escrita que nascesse da
interação com as artes visuais. Os mineiros trilharam outros e variados caminhos
e, em agosto de 2014, nossas pesquisas puderam encontrar-se ao vivo, quando fui convidada para as atividades de abertura do Ateliê de Dramaturgia do Galpão Cine Horto.
Esse encontro será abordado na próxima postagem do blog. Apareçam!
Seguem os links do projeto Janelas de Dramaturgia. Criado e coordenado por
Sara Pinheiro e Vinícius Souza, objetiva a discussão, o estímulo e a discussão
de dramaturgia contemporânea em BH:
http://janeladedramaturgia.wordpress.com
https://www.facebook.com/janela.dedramaturgia
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