sábado, 20 de setembro de 2014

Ateliê de Dramaturgia do Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte - Parte I


Fachada Galpão Cine Horto
Ilustração: Thiago Mazza


O estímulo à criação dramatúrgica em Belo Horizonte foi assumido pelo Galpão Cine Horto praticamente desde sua criação, há quinze anos. A formação de um Núcleo de Dramaturgia deu-se em paralelo com a criação do espetáculo Caixa Postal 1500, no projeto Oficinão. Sob a coordenação de Luís Alberto de Abreu, o Núcleo reuniu mais de uma dezena de dramaturgos interessados no desenvolvimento de uma escrita textual em contato estreito com a cena. Dali em diante, a experiência foi repetida diversas vezes, seja com vistas à criação de espetáculos do Oficinão, seja de outras formas.

Atualmente, o panorama da dramaturgia na cidade tem se ampliado e muito se deve às iniciativas pioneiras do Galpão. O teatro belorizontino tem conquistado representatividade cada vez maior e grande parte das produções contam com textos dramáticos desenvolvidos dentro do próprio grupo, ou seja, os dramaturgos, em geral, estão vinculados a coletivos, o que viabiliza ainda mais o aperfeiçoamento da escrita, seja ela textual ou cênica. Em decorrência disso, novos projetos encarregam-se de fomentar a criação e a divulgação de textos para teatro, ganhando espaço e público crescentes na cidade.

Portanto, é significativo que, em 2014, o Cine Horto abra as portas para sediar uma iniciativa criada fora dele, o Ateliê de Dramaturgia, conduzido por Vinícius Souza e Assis Benevenuto. Significativo porque muitos dos que fazem teatro e dramaturgia hoje em Belo Horizonte nasceram ou desenvolveram-se artisticamente sob a égide do Galpão, e são eles que agora retornam, propondo novos olhares e novas escutas.

Assis e Vinicius atuam como dramaturgos, entre outras funções relacionadas ao teatro. Os Ateliês de Dramaturgia que têm promovido tomam como principal referência o modelo francês e nosso diálogo começou justamente por esse motivo: uma troca de experiências e de bibliografia acerca do tema. Para minha pesquisa de doutorado arrisquei uma apropriação antropofágica do material francês, ao propor uma escrita que nascesse da interação com as artes visuais. Os mineiros trilharam outros e variados caminhos e, em agosto de 2014, nossas pesquisas puderam encontrar-se ao vivo, quando fui convidada para as atividades de abertura do Ateliê de Dramaturgia do Galpão Cine Horto.

Esse encontro será abordado na próxima postagem do blog. Apareçam!



Seguem os links do projeto Janelas de Dramaturgia. Criado e coordenado por 
Sara Pinheiro e Vinícius Souza,  objetiva a  discussão, o estímulo e a discussão 
de dramaturgia contemporânea em BH:
http://janeladedramaturgia.wordpress.com
https://www.facebook.com/janela.dedramaturgia



Nenhum comentário:

Postar um comentário