segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Dramaturgia em foco - uma rapsódia de autores





Em 2016 a Cia Teatro da Cidade de São José dos Campos completou 25 anos de atuação. Como forma de comemorar e de marcar ainda mais fortemente sua atuação regional, planejou uma série de ações ao longo do ano, contempladas no edital Proac Território das Artes. Várias frentes do fazer teatral foram atendidas e eu tive o prazer de atuar como curadora do projeto “Dramaturgia em Foco”, desenvolvido sobre os três pilares do ensino-aprendizagem em arte: conhecer, fruir e criar.


Durante quatro finais de semana ao longo do ano, pudemos conhecer vida e aspectos da obra de Jorge Andrade, Plínio Marcos e Luís Alberto de Abreu, dramaturgos escolhidos pelo seu reconhecido trabalho e pelo compromisso com o momento histórico.

Público reunido com o diretor e ator Tanah Corrêa (segundo à dir.),
convidado a falar sobre o amigo Plínio Marcos
(Foto: Naiara Sampaio)

Os estudos incluíram as influências e referências de cada dramaturgo, seus modos de criação, bem como Teoria e História da Dramaturgia.


Grupo reunido com Luís Alberto de Abreu, convidado a falar
sobre seu trabalho e sobre a influência
de Jorge Andrade e Plínio Marcos
em sua dramaturgia
(Foto: Naiara Sampaio)


















Os participantes puderam tomar contato com vários textos de cada autor e apreciar/analisar uma peça a cada módulo, escolhida de modo a suscitar diferentes discussões acerca da forma, do gênero e da técnica dramatúrgica.


Grupo durante análise da comédia "Masteclé", de Luís Alberto de Abreu
(Foto: Naiara Sampaio)















O terceiro encontro de cada módulo foi dedicado aos Ateliês de Dramaturgia, momento em que os participantes puderam exercitar a criação de cenas e materiais textuais individualmente, em dupla e em trio a partir de estímulos advindos do estudo de cada autor.


Grupos realizam transcriação de uma crônica
de Plínio Marcos em cena teatral
(Foto: Adélia Nicolete)

No último módulo estudamos a dramaturgia como rapsódia, segundo as proposições de Jean-Pierre Sarrazac. Para tanto, reunimos todos os textos escritos ao longo dos encontros a fim de operar com eles as possibilidades de recorte e colagem, montagem, fragmentação, repetição e vários outros elementos e recursos presentes na criação contemporânea.

Agradeço ao grupo pelo convite e a cada um/a dxs participantes e convidados. Foram momentos de troca não somente de informação, mas de experiência e de afeto. Encontros memoráveis.



(Foto: Naiara Sampaio)

Adélia Nicolete




















7 comentários:

  1. Ai que delícia ler esse texto, olhar as fotos e lembrar dos momentos deliciosos desse ano. Que vontade de passar por essa experiência novamente! Adélia deixou marcas na nossa escrita e no nosso coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, delícia foi reencontrá-la e poder contar com a sua presença em todas as sessões. Suas disponibilidade, atenção e dedicação foram exemplares. Sucesso procê nessa jornada!

      Excluir
  2. Lindo trabalho, do começo ao fim... um Ateliê delicioso de fazer, onde nosso intelecto foi estimulado e massageado pra cada criação... Agradecida sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, minha querida! Obrigada pela visita e pelo comentário. Foi muito bom mesmo! Cada módulo era planejado com carinho e aguardado com ansiedade boa. Saí eu também "massageada". rsrs
      Agradeço igualmente!

      Excluir
    2. Além do que, trabalhar com pessoas como você e esse grupo, fala sério, é bom demais! Beijo!

      Excluir
  3. E a trama coberta pela rede de letras, amor e dedicação! De longe, espio, aprovo e aplaudo! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, vou te contar que foi um dos projetos mais bonitos que vivi. Encontros com E bem grande! Uma carga gigante de aprendizados.

      Excluir