segunda-feira, 18 de maio de 2015

Ateliê de Memórias - FAINC - 2015


Encerramos no dia 14 de maio mais um Ateliê de Memórias, desta vez na FAINC (Faculdades Integradas Coração de Jesus) de Santo André. Foram 12 encontros, iniciados em fevereiro, onde pudemos trabalhar diversos gêneros discursivos a partir da memória de si e do outro. Para tanto, foram utilizados estímulos sensoriais, objetos, arquiteturas, fotografias, entrevistas, atividades plásticas e leituras.

Café com leite, pão com manteiga
Estímulo sensorial de Claudia Jordão para texto sobre a infância
(Foto: internet)













Casa em que Izabel Bueno passou a infância
Estímulo para a escrita a partir de uma arquitetura
(Foto: internet)













Todos os textos produzidos foram lidos e analisados em conjunto para, em seguida, serem reescritos por seus autores, como é praxe nos Ateliês de Escrita. Ao final, tivemos aproximadamente cinquenta registros em forma de poesia, relato, descrição, carta, entre outros.


Trabalhos de recorte e colagem de Vanessa Castro
a partir do estímulo "pessoa memorável"
(Foto: Elaine Bombicini)

Os escrevedores tiveram a oportunidade de elaborar um projeto memorialístico pessoal, de modo que algumas propostas em sala foram especialmente direcionadas para eles, mas usufruídas por toda a turma.

Objetos em desuso como estímulo à escrita de Lu Moraes Costa
(Foto: Elaine Bombicini)
















Elaine Bombicini e amigo no Panteón Del Carmem - Monterrey - México
Escrita a partir de fotos de viagem














Ao final, cada participante sorteou um colega para trabalhar a edição de um ou mais de seus textos sob a forma de material literário. Dentre as resultantes, foram criados livros impressos, livros-álbum, audiolivro, livro objeto – todos carregados igualmente da memória de quem os elaborou. Até eu fui surpreendida com um, feito a quase vinte mãos!

Além da vivência editorial, o objetivo da proposta é que, a partir dessa experiência, cada um possa editar os seus próprios textos e projetos.




Livro-cubo mágico criado por André di Peroli para textos de Denise Perini
(Foto: Denise Perini)




Livro-objeto criado por Tátila Colin para os textos de Izabel Bueno
(Foto: Elaine Bombicini)

Livro-álbum de Denise Perini para textos de Claudia Jordão
(Foto: Elaine Bombicini)


A todos o meu muito obrigada por mais esse Encontro criativo. Boas escritas, meus queridos!

Eu e meu livro surpresa, com depoimentos dos participantes!
(Foto: Elaine Bombicini)


Adélia Nicolete


4 comentários:

  1. Adélia! quanta emoção nesse período de convívio. Gostei muito desse "resumo" pois ele pontua os momentos de criatividade e convivência! Memórias. Memórias me parecem conter preciosidades, mas há um sentido oculto nisso e na verdade (gosto de pensar assim) somos contidos por elas. Nessa troca promissora, passamos a ter as memórias uns dos outros em nós e em alguns casos fomos profundamente abduzidos pelas memórias desses amigos escrevedores. Um aprendizado que não fica apenas na razão, não se submete ao tempo e é ilimitado. Ateliês são trajetórias sempre com sucesso em algum ponto, onde houve o encontro. Feliz por ter participado e gerado. Feliz ainda mais por ter aprendido tanto. Felizes novos momentos para as memórias vindouras! Abraços pra todos nós <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Elaine, saímos preenchidos. Foi um período bastante intenso em que foi possível perceber claramente o amadurecimento da escrita de cada um. Agradeço a sua participação, os registros fotográficos e, agora, o seu olhar sobre o processo. Um grande abraço e que venha o próximo!

      Excluir
  2. Que bacana isso, cara Adélia! Parabéns pela enorme capacidade e disposição em fazer despertar memórias adormecidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalila, confesso que foi uma experiência gratificante além do esperado! Sorte grande uma turma tão afinada e disponível! Assim dá gosto! Obrigada, minha querida.

      Excluir