Para
Sônia Guedes
O
desenvolvimento da arte não se faz apenas com a produção estética. É necessário
que o pensamento acompanhe o fazer artístico, que reflita a seu respeito, critique,
analise, dedique-se ao registro de processos. Com o objetivo de compreender o
caminho percorrido pelo teatro no ABC paulista, empreendi uma pesquisa do
material áudio-video-bibliográfico disponível. Que seu estudo possa iluminar
nosso presente e apontar caminhos futuros.
Dentre os materiais videográficos, podemos destacar:
- "Imagens e narrativas do teatro no ABC paulista de 1950 a 1980 é parte de uma pesquisa desenvolvida desde 2003 no Memórias do ABC - Núcleo de Pesquisas e Laboratório de Produções Midiáticas da USCS. Contou com apoio CNPq para produção em vídeo desse resultado de pesquisa que parte de narrativas orais de artistas do ABC".
Programa 1
Programa 2
Dentre os materiais videográficos, podemos destacar:
- "Imagens e narrativas do teatro no ABC paulista de 1950 a 1980 é parte de uma pesquisa desenvolvida desde 2003 no Memórias do ABC - Núcleo de Pesquisas e Laboratório de Produções Midiáticas da USCS. Contou com apoio CNPq para produção em vídeo desse resultado de pesquisa que parte de narrativas orais de artistas do ABC".
Programa 1
Programa 2
- Programa "Persona em foco":
* * *
Dentre os materiais bibliográficos levantados até o momento, destacam-se:
- Livros:
- Livros:
ASSUMPÇÃO, Paschoalino. O teatro amador em santo André: a Sociedade de Cultura Artística (SCASA) e o Teatro de Alumínio. Santo André: Alpharrabio, 2000.
GARCIA, Silvana. Teatro da militância. São Paulo: Perspectiva/Editora da
GARCIA, Silvana. Teatro da militância. São Paulo: Perspectiva/Editora da
Universidade de São
Paulo, 1990.
GRUPO
DE TEATRO FORJA DO SINDICATO DOS METALÚGICOS DE SÃO BERNARDO
DO CAMPO E DIADEMA. Pensão Liberdade./ Pesadelo. São Paulo: Hucitec, 1981/1982.
IANNI,
Octavio. Teatro operário. In: Ensaios de sociologia da cultura. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1991.
KHOURY, Simon. Bastidores. Vol. 19: Ney Latorraca, Sonia Guedes, Rogério Fróes. Rio de Janeiro: Frederico de Lima Brandão.
MATE, Alexandre. (Org.) Reminiscências dos 20 anos da Escola Livre de Teatro de Santo André por seus fazedores. Santo Andrá: Fundo Municipal de Cultura, 2010.
MATE, Alexandre. (Org.) Reminiscências dos 20 anos da Escola Livre de Teatro de Santo André por seus fazedores. Santo Andrá: Fundo Municipal de Cultura, 2010.
PEIXOTO,
Fernando. Quando o povo assiste e faz teatro. In: GRUPO DE TEATRO FORJA
DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
E DIADEMA. Pensão Liberdade./ Pesadelo. São Paulo: Hucitec, 1982.
PERAZZO, Priscila F., LEMOS, Vilma. (Org.) Memórias do teatro no ABC Paulista: expressões de cultura e resistência. Acesso aqui.
PEREIRA, Cleiton. Antes que a margem vire beira (20 anos do Grupo Contadores de Mentira). Proac SP.
PEREIRA, Cleiton. Antes que a margem vire beira (20 anos do Grupo Contadores de Mentira). Proac SP.
RODRIGUES,
Leôncio Martins. Trabalhadores, sindicatos e
industrialização. São Paulo: Brasiliense,
1974.
SADER,
Eder. Quando novos personagens entraram
em cena. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
SILVA, José Armando P. da. Escola de Teatro da Fundação das artes de São Caetano do Sul 1969-1982. Santo André: Alpharrabio.
______. O teatro em Santo André 1944-1978. Santo André: PUBLIC, 1991.
______. Província e vanguarda: apontamentos e memória de influências culturais 1954-1964. Santo André: Fundo de Cultura do município de Santo André, 2000.
______. O teatro em Santo André 1944-1978. Santo André: PUBLIC, 1991.
______. Província e vanguarda: apontamentos e memória de influências culturais 1954-1964. Santo André: Fundo de Cultura do município de Santo André, 2000.
URBINATTI.
Tin. Peões em cena: Grupo de Teatro Forja. São Paulo: Hucitec.
______. Pesadelo: um processo de dramaturgia. GRUPO DE TEATRO FORJA
DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO E DIADEMA.
Pensão Liberdade/Pesadelo. São Paulo: Hucitec. 1982.
- Biografias disponíveis na rede
Até a última sílaba: o teatro de Luís Alberto de Abreu
Sônia Guedes: Chá das cinco
Antonio Petrin: Ser ator
- Biografias disponíveis na rede
Até a última sílaba: o teatro de Luís Alberto de Abreu
Sônia Guedes: Chá das cinco
Antonio Petrin: Ser ator
- Dissertações e teses disponíveis na rede
DIAS, Solange. Curto-circuito entre o dramaturgo-encenador e o ator: a composição cênica de Cantos Periféricos
FAHRER, Lucienne Guedes. : Dramaturgias de ensaio: deslocamentos da narrativa e cartografia colaborativa
LEITE, Vilma Campos dos Santos. Estações e Trilhos da Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André (SP) 1990-2000
NASCIMENTO, Thiago. O Grupo Teatro da Cidade: experiência profissional nos palcos do ABC (1968-1978)
NICOLETE, Adélia. Da cena ao texto: dramaturgia em processo colaborativo
SOUZA, Edmilson. (Caio Evangelista) Heleny Guariba: luta e paixão no teatro brasileiro
SOUZA, Edmilson. (Caio Evangelista) Heleny Guariba: luta e paixão no teatro brasileiro
VENÂNCIO, Paula. A cena do subúrbio: o teatro como meio de comunicação da cultura local na região do ABC Paulista (1961-1990)
* * *
Podcast:
Na segunda postagem da série, traremos o levantamento de artigos, dramaturgia, blogs, sites e outros materiais. Caso a leitora ou o leitor conheçam outras referências, por favor, entrem em contato nos comentários.
Adélia Nicolete