quarta-feira, 29 de março de 2017

Vivian Maier e Jean-Michel Basquiat - o encontro


Para Luzia Maninha,
com quem primeiro dividi Vivian Maier


A recente disponibilização do filme Procurando Vivian Maier na rede e o documentário Eu não sou seu negro, em cartaz nos cinemas de São Paulo, despertaram  em mim a vontade de compartilhar no blog uma loucura antiga - um desses jogos hipotéticos em que fantasiamos um encontro que ninguém pode afirmar não ter existido. Em minha imaginação, Vivian Maier e o jovem Jean-Michel Basquiat estiveram frente a frente, e não poucas vezes, pelas ruas de Nova York.

E como nesses jogos tudo é possível e os dados, ainda que aleatórios, encontram algum tipo de conexão, indicarei aqui provas básicas desse contato, deixando ao leitor e fã, todo um campo de possibilidades ainda por explorar.

Vivian Maier
Jean-Michel Basquiat

Premissas:

Vivian Maier nasceu em 1926 e faleceu em 2009 na cidade de Nova York, filha de imigrantes franceses e austríacos.












Jean-Michel Basquiat nasceu em
1960 e morreu em 1988 na 
cidade de Nova York, filho de
imigrantes haitianos e porto-riquenhos.



Vivian e Basquiat viveram na mesma cidade, circularam pelo centro e pelos arrabaldes e carregaram evidentes sentimentos de inadequação, no mínimo, entre 1964 e 1988, quando da morte do jovem e promissor artista.

Gosto de imaginar que passaram muitas vezes um pelo outro. Ela a fotografar e a pajear as crianças sob seus cuidados, ele, a princípio com sua mãe, depois a caminho da escola e, mais tarde, imprimindo sua marca nos muros e nas retinas.


Crianças em foto de Vivan Maier




O menino Jean-Michel




A mãe de Basquiat levava-o a passear nos museus da cidade. Ele tinha, inclusive, uma carteirinha de frequentador júnior do Brooklyn Museum. Quem disse que Vivian Maier não o viu por lá?


Foto: Vivan Maier
Carteirinha do Brooklyn Museum
com assinatura de Basquiat-menino no verso
(Foto: Adélia Nicolete)

Em seus longos passeios, não teria o olhar de Vivian Maier, sempre tão atento ao belo, cruzado com aquele rapaz em alguma calçada?



O jovem Basquiat
Jovem fotografado por Vivian Maier



O artista Basquiat

Rapaz fotografado por Vivian Maier

(Em que momento os registros começaram a se tornar permeáveis e a se confundir?)

Detalhe de uma obra de Jean-Michel Basquiat


Em 1978 estreava “O céu pode esperar”, uma refilmagem com Warren Beatty. Aos 14 anos, assisti no Studio Center, em Santo André. Vivian Maier, em Nova York, registrou o fato. E quem disse que Basquiat não fez o mesmo?

Autorretrato de Vivan Maier - 1978


Cartaz do filme à esquerda e obra de Basquiat à direita


Alguma parede grafitada ou pichada por Basquiat teria chamado a atenção de Vivian Maier ou ela preferia muros brancos?

Basquiat em ação




Vivian Maier em ação
Autorretrato


















Nova York entre 1978 e 1988, período de nosso recorte, abrigava um ambiente artístico fecundo. Vivian e Basquiat eram dois artistas genuínos a traçar caminhos paralelos, a olhar a cidade e seus habitantes, perfeitamente integrados com o seu tempo a ponto de imprimir em seus trabalhos a complexidade do contemporâneo.


Jean-Michel Basquiat - "Notary" - 1983

Autorretrato de Vivian Maier - 1971

Jean-Michel Basquiat






Foto: Vivian Maier




Autorretrato de Vivian Maier - sem data











Jean-Michel Basquiat
(Foto: Lee Jaffe)

Ah! Eu poderia lançar hipóteses até o infinito, pois acredito que esse encontro aconteceu. E se não aconteceu outrora, eu faço acontecer, aqui e agora, nesse blog, e a cada vez que  penso na dramaturgia contemporânea e suas transparências e sobreposições, suas narrativas e seus depoimentos pessoais, seu hibridismo, sua temática urbana, o cruzamento das imagens e das palavras, por vezes díspares... Mas aí já é um tema para outra reflexão e eu preciso concluir esse devaneio:

Fica decidido, pois, que Vivian Maier e Jean-Michel Basquiat se conheceram, se admiraram e vivem, depois de tantas penas, felizes para sempre porque no jogo que eu faço é assim.


Adélia Nicolete


Abaixo um site e alguns filmes epara que o jogo possa continuar.

Site oficial com os trabalhos de Vivian Maier


"Procurando Vivian Maier" - 2015, com legendas em português:



"Basquiat" - 1996 - sem legendas em português: 





"Jean-Michel Basquiat: the radiant child" - (2010) - documentário com legendas automáticas em português





Subo as escadas rolantes do MOMA
e me deparo com ele.
Nova York - 2015
(Arquivo pessoal)


quinta-feira, 16 de março de 2017

Manual de Sobrevivência para Dramaturgos Otimistas – 3. Socialização dos modos de produção


Para quem está chegando agora, informo que essa postagem é a terceira de um conjunto de seis, originadas de uma fala no II Seminário Brasileiro de Escrita Dramática.  A provocação feita pelos organizadores com o tema do “Manual” foi respondida em outubro passado, lá em Florianópolis. Agora resolvi registrar minhas reflexões aqui, a fim de compartilhá-las com um público mais amplo.


Na primeira postagem da série sugeri a Paixão como um primeiro tópico a ser considerado em qualquer manual de sobrevivência e ainda mais naquele destinado às Artes. Um  segundo tópico seria relativo ao Aliciamento a fim de que cada vez mais pessoas criassem e fruíssem o teatro e, como resultante, dramaturgas e dramaturgos continuariam a cumprir suas funções. O texto de hoje, diretamente ligado ao Aliciamento, defende o direito à dramaturgia e o acesso a ela graças à socialização permanente dos modos de produção. *

* * *

Quando comecei a fazer teatro amador no final dos anos 1970, embora a criação coletiva já estivesse em curso, os processos em geral cumpriam o seguinte caminho: formar um grupo (ou aliciar amigas e amigos incautos), escolher uma peça (em geral de acordo com o número de participantes), distribuir os papeis (ou disputá-los a tapa), decorar, ensaiar, apresentar (poucas vezes) e partir para a próxima montagem – sim, as peças eram “montadas” ou “levantadas”, nunca encenadas.

Havia pouquíssima dramaturgia publicada e não tínhamos acesso a ela, portanto a fonte de onde jorravam os textos era os Cadernos de Teatro, publicados pelo Tablado. Pouca gente arriscava-se a escrever no ABC de 40 anos atrás. Havia o Grupo Forja, do Sindicato dos Metalúrgicos, cuja dramaturgia era criada coletivamente, mas sob a coordenação bastante incisiva do já experiente Tin Urbinatti. No mais, escrevia-se de modo empírico, autodidata, a partir do estudo de outros dramaturgos, a maioria estrangeiros. 

A ditadura civil-militar inspirou grandes textos, mas a censura se encarregava de proibir sua chegada à cena e ao público, tanto que muitas das peças eram conhecidas somente por meio de leituras, às vezes clandestinas. Decorreu daí o mito de que, alcançada a abertura política, não havia mais boa dramaturgia no Brasil: o grande inimigo fora derrotado e com ele o estímulo a uma escrita significativa. Durante anos esse mito justificou a importação de textos e o que ficou conhecido como “a década do encenador”.


Chico de Assis - dramaturgo, roteirista e professor
(Foto: internet)

Foi somente a partir de meados dos anos 1980 que os cursos livres de dramaturgia despontaram mais efetivamente por aqui, graças à reação e à iniciativa dos próprios profissionais. Alguns deles foram inspirados pelo Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena – Renata Pallottini e Chico de Assis, por exemplo. Outros dois, jovens autores, motivados pela sua formação e seu trabalho junto a grupos foram Carlos Alberto Soffredini e Luís Alberto de Abreu.


Carlos Alberto Soffredini
Dramaturgo, roteirista, diretor e professor

De lá para cá o interesse pela escrita para teatro só fez aumentar no que tange ao texto autoral e ao trabalho junto ao coletivo criador. Aliás, o grande número de coletivos que se formaram a partir dos anos 1990 e a sedimentação do chamado processo colaborativo despertaram um interesse mais vivo pela escrita textual não só por parte de dramaturgos, mas também dos outros criadores. ** Assim, os cursos, oficinas e ateliês promovidos atualmente visam ao atendimento de todo e qualquer interessado em dramaturgia, inclusive espectadores.

Tais iniciativas estendem-se desde programas formais em escolas e universidades até projetos do terceiro setor. Estão presentes na rotina de grupos atuantes – seja como atividade de contrapartida social, seja oficialmente na agenda – e também na proposição autônoma de indivíduos ou grupos constituídos especificamente para esse fim, em diversos estados brasileiros. 

Aos poucos a atividade escrita perde seu caráter elitista. A inspiração perde terreno para o esforço, para a constância, o estudo, a persistência e, por que não, à teimosia. O talento, o dom, a predestinação cedem lugar ao direito de todos à fruição e à experiência criativa.



Antonio Cândido
(Foto: internet)

O professor Antonio Cândido, no ensaio “O direito à literatura” afirma que “a luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis de cultura.” Em seguida conclui que “uma sociedade justa pressupõe o respeito dos direitos humanos, e a fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito inalienável.” (p.193) ***

Em vinte e duas páginas o sociólogo argumenta sobre a importância do acesso à literatura erudita e às suas formas complexas, inclusive a dramaturgia, não como superiores às manifestações populares e cotidianas, mas sim como produções valorosas e carregadas de potencial humanizador. Para ele, esse tipo de acesso é considerado indispensável às classes favorecidas e deveria sê-lo igualmente às demais

Em algumas sociedades "a literatura tem sido um instrumento poderoso de instrução e educação, entrando nos currículos, sendo proposta a cada um como equipamento intelectual e afetivo. Os valores que a sociedade preconiza, ou os que considera prejudiciais, estão presentes nas diversas manifestações da ficção, da poesia e da ação dramática. A literatura confirma e nega, propõe e denuncia, apoia e combate, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os problemas. Por isso é indispensável tanto a literatura sancionada quanto a literatura proscrita; a que os poderes sugerem e a que nasce dos movimentos de negação do estado de coisas predominante.” (p. 178) ***



Enfim, que não nos baste jamais escrever peças, mesmo que de conteúdo revolucionário, se não oferecermos condições para que outras pessoas tenham acesso ao fazer artístico, se não revolucionarmos também os modos desse fazer, por meio de ações pedagógicas, artigos, sites, blogs e publicações em geral, por meio de discussões e compartilhamentos constantes não só com os nossos pares, mas com o máximo de pessoas que pudermos aliciar.


Adélia Nicolete



* Sobre a socialização dos modos de produção da escrita, entre outros assuntos, recomendo a leitura do ensaio:

BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In:  Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7.ed. Tradução de S. P. Rouanet.  São Paulo : Brasiliense, 1994. p. 120-136. (disponível na web)


** Sobre esse período sugiro a consulta ao primeiro capítulo da dissertação:

NICOLETE, Adélia. Da cena ao texto : dramaturgia em processo colaborativo. São Paulo, 2005. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. (Disponível na web)



*** SOUZA, Antonio Candido de Mello e.  O direito à literatura. In : Vários escritos.  Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. (disponível na web)